Fim de ano e inicio de um novo ano pedem que estejamos atentos às tendências de comportamento, mercado e consumo.
No inicio do mês, como de costume, a Pantone lançou a sua cor do ano para 2023 em uma profusão de imagens interessantíssima e que remete ao otimismo e leveza que o mundo está buscando: o Viva Magenta.
Segundo Leatrice Eiseman, Diretora do Pantone Color Institute:
“PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior.”
A partir disso, a cor vai direcionar nosso olhar em nossas criações para as paletas que criaremos para nossos trabalhos em conjunto com clientes, fornecedores e parceiros.
Mas em que isso influencia a nossa vida?
A disponibilidade de materiais para trabalho será bem ampla.
Tanto das cores semelhantes à Viva Magenta quanto às paletas que podem ser criadas ou às que a própria Pantone já sugere (sim, eles sugerem paletas para Moda, Interiores, Gráfico e etc).
A moda vai girar em torno disso!
A pantone é uma das maiores fabricantes de pigmentos do mundo, grandes players do mercado de moda compram seus pigmentos a ela, então, a disponibilidade nas lojas de moda será bem parecida com o que a Pantone pensa.
Isso significa que eu não posso usar roupas de outras cores? Claro que pode, mas a disponibilidade é bem menor.
E o design de interiores?
Assim como os pigmentos para moda, os pigmentos para interiores sofrem enorme influencia da Pantone. Se você vai comprar seu baldinho de tinta Coral, Suvinil ou Sherwin Williams, vai perceber que as cores propostas na coleção 2023 estarão em consonância com a Viva Magenta.
Mas e o Design Gráfico e Digital? O que eles têm a ver com isso?
Designers criam para pessoas, e essas pessoas dificilmente somos nós. O nosso público é externo e diverso e sofre influência de diversos fatores, inclusive as tendências de mercado e consumo. Se nós nos colocamos fora desse mercado há riscos de desinteresse pelos nossos projetos pois, o público está rodeado de referências trabalhadas na internet, mídias de massa e nos produtos que consomem.
Não fique alheio à tendência! Estude, conheça e domine.
Não significa que você precisa deixar seus conceitos e conhecimentos fundamenteis do design por conta de uma tendência, mas saiba usá-las ao seu favor.
#design #designers #trabalho #moda #digital #tendencias #consumo #tendencia