Durante o curso do mestrado, utilizando a metodologia Design Science Research, recebemos a tarefa de desenvolver uma solução digital baseada nas necessidades de um público que nós decidiríamos entre nós. Quatro estudantes do programa, dois de Pernambuco, um mineiro e um paulista, em comum, paixão por viagens e comidinhas tradicionais, surge então, a Pão de queijo e Tapioca. Empresa fictícia que traria a solução do problema de turismo para lugares pouco conhecidos e nos quais, há dificuldade de encontrar guias bem preparados para tornar a experiência da viagem inesquecível.
Portfolio
UI/UX - APP Meu Guia

UX

Perfil Sócio-Econômico:
- Elias, 35 anos, casado com dois filhos.
- Possui origem simples, mas com seu trabalho como guia, consegue sustentar a sua casa e família (esposa e dois filhos), se enquadrando na Classe C Brasileira, além de ajudar a mãe, costureira, que depende da ajuda de seus 5 filhos, uma vez que sua renda nem sempre é suficiente.
Perfil Profissional:
- Guia de turismo e ator amador. Segundo grau Completo com cursos na área do turismo. Se veste caracterizado com cangaceiro
- Como gosta da sua ocupação e pretende continuar, tem planos para se especializar aos poucos, fazendo um curso técnico ou tecnólogo e outros para se aprimorar, tanto como guia, quanto relacionados à gestão do turismo.
Paixões e medos:
- Gosta do seu trabalho e valoriza muito a região, sua cultura, suas belezas, bem como a conservação do Rio São Francisco e os aspectos naturais, já que a sobrevivência e ao bem-estar de seu povo, dependem da preservação.
- Seu maior medo é que essas belezas se acabem, ou o Rio São Francisco sofra ainda mais degradação e poluição, prejudicando a economia e sustento dos moradores. Sua paixão é mostrar aos visitantes e turistas, todos os atributos culturais e naturais da cidade, mas sempre chama atenção destes para a conservação.
Posicionamento Político:
- Se preocupa com questões como conservação da cidade, da cultura e o bem-estar das pessoas da sua cidade, apoiando os políticos empenhados em causas sociais e ambientais, independente do partido. Seu posicionamento político tende à esquerda, apesar de não se posicionar politicamente, mas já foi candidato a conselheiro tutelar da cidade.
Contexto e oportunidades:
- Boa parte das empresas pertencem a um único empresário
- A prefeituração desenvolve ações concretas
- Elias precisa ser instrumentalizado
- Não existem mapas turísticos de Piranhas
- Sinalização Turística não funciona
- Falta divulgação das atrações da cidade
- Os guias podem ser empreendedores e vender seu trabalho via aplicativo ou web

A Cidade
O arraial de Piranhas data do século XVIII. Na região, predominaram duas famílias: os Feitosa e os Alves. A localidade era, a princípio, conhecida como “Tapera”. Com o passar do tempo, ao longo de casas e prédios espalhados, o nome “Piranhas” foi se estendendo desde o riacho até a povoação.
São pouco mais de 20 mil habitantes distribuídos entre casinhas coloridas, mirantes e o rio São Francisco. Piranhas acabou entrando para a história brasileira por ter sido o local onde as cabeças de Lampião e de seu bando ficaram expostas após a decapitação durante uma emboscada na Grota do Angico.
O município soube preservar não só a memória, mas seu patrimônio. Piranhas tem um dos conjuntos arquitetônicos mais conservados do país, o que acabou dando ao lugar, em 2003, o título de Patrimônio Histórico Nacional, concedido pelo IPHAN.
A Torre
Localizada praticamente em frente ao Museu do Sertão, a Torre do Relógio, construída em 1879, é outro elemento arquitetônico da cidade, tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN. Abriga um relógio inglês do tipo carrilhão.
Para quem quiser se refrescar ou fazer uma paradinha para um café, o local abriga o Café da Torre, que funciona no alto da edificação, com uma vista privilegiada da cidade. Aberto das 15h00 às 21h00.
Geografia
O município de Piranhas está localizado na região oeste do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com os municípios de Inhapi, a sul com Canindé do São Francisco (SE) (Rio São Francisco), a leste com os municípios de Pão de Açúcar e São José da Tapera e a oeste com Olho D’ Água do Casado.
O município está inserido na mesorregião do Sertão Alagoano e na microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco. A sede do município tem uma altitude aproximada de 88 m e coordenadas geográficas de 9°37’38’’ de latitude sul e 37°45’25’’ de longitude oeste. O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101, AL-220 e AL-225, com percurso em torno de 291,40 km.
Tribos
Turistas
Visitantes que vem para conhecer a cidade histórica, o Rio São Francisco e os Cânions do xingó.
Esportistas
Praticantes do Trekking, Trilhas e Rapel.
Moradores
Habitantes da cidade e das redondezas.
Agências de Turismo
Para uma cidade com 20 mil habitantes, Piranhas possui um grande número de empresas de receptivo turístico estabelecidas formalmente, que facilitam a criação de roteiros e intermediam a contratação de hotéis, guias, passeios e restaurantes para os turistas
Guias de Turismo
Mesmo sendo obrigatórios apenas para grande grupos em excursão, os guias de turismo possuem relevante papel no mercado local.
Uma lei estadual garante que, mesmo em grupos de outros estados, com guias nacionais, seja necessário contratar um guia local para os passeios.
São 13 guias profissionais, cadastrados no Ministério do Turismo, além dos informais, que não tivemos acesso a números.
Alguns são atores e trabalham caracterizados, outros são especializados em esportes fluviais.
A maioria deles trabalha com passeios pela rota do cangaço e pela usina de xingó, que exige profissionalização dos guias por meio de formação técnica.
Análise de SWOT
Metodologia:
Foram pesquisados sites e páginas em redes sociais (Facebook, Instagram) de locais e operadores ligados ao turismo da região; opiniões de turistas (Trip Advisor e Facebook) e artigos de portais de notícias.
Operadores / locais pesquisados: Xingó Adventure; MF-Tur Passeios Turísticos; Espaço ecológico Angicos; Célio Tur; Canistur; Xingó Parque Hotel.
Forças
- Bom atendimento, com guias simpáticos e com bom conhecimento da região.
- Alguns guias caracterizados de cangaceiros.
- Atuação em conjunto na cidade para o turismo. Receptivos, restaurantes, hotéis, agências de turismo, empresas de transporte, barqueiros, etc.
- Cidade e espaços com boa estrutura e conservação.
- Grande visibilidade adquirida nos últimos anos, principalmente depois da exibição da novela Velho Chico.
- A visibilidade turística favorece investimentos, eventos e recursos do governo para a
- cidade, beneficiando os operadores de turismo
Fraquezas
- Poucas operadoras possuem sites, limitando-se a página do facebook e instagram.
- Não há informação nos sites/ redes sociais, como o turista deve-se preparar para os passeios
- Não há muitas informações sobre tempo e preços de todos os serviços ofertados. O usuário não consegue mensurar a quantidade de dinheiro que se deve levar.
- Preços são considerados altos nos passeios, restaurantes, e bares nos barcos, por não haver muita concorrência em alguns tipos de serviço. Muitas vezes não possuem máquina de cartão ou essas não funcionam.
- Nem sempre os veículos são confortáveis.
- As empresas focam nos passeios de barco e nos cânions, não dando muito destaque para os bares, a torre do relógio e os outros pontos turísticos das cidades da região.
- Monopólios de serviços e dependência dos turistas de espaços como Angicos, para realizar certas rotas, por ser o acesso para a trilha que leva ao local de morte de Lampião.
Oportunidades
- Alertar os cuidados nas trilhas, o calor, o que deve levar e vestir, preparo físico e melhor horário para visitação, preparando melhor os turistas.
- Maior atenção e guia aos outros pontos turísticos da cidade.
- Maior divulgação de outros restaurantes e locais de boa qualidade e com preços mais em conta, beneficiando a economia local e turistas.
- Maior divulgação de novos serviços, promoções e pacotes.
Ameaças
- Embora nos últimos anos a região ganhou destaque turístico, em especial, depois da novela Velho Chico que deu ao local imensa visibilidade, a exploração do turismo e os preços abusivos podem enfraquecer o turismo na região, principalmente no lado Alagoano do São Francisco (Piranhas).
- Desenvolvimento desordenado do turismo.
Para a identificação da lista de competidores buscamos informações em redes sociais: Instagran, Facebook e Whatsapp sobre as principais atuações na área de turismo da região. Após pesquisa exploratória pudemos identificar três possíveis nichos, que embora façam parte da mesma corrente de facilitadores para a visitação de pessoas a cidade de Piranha- AL, atuam de maneira completamente independente.
Encontramos os nichos: guias de turismo, agência de turismo local e os operantes de reservas (que atuam encaminhado contatos de turistas para a agência) e por fim, os apps de turismo que auxiliam os turistas a se localizarem e a visitar as principais atrações turísticas da cidade.
QUESTIONÁRIO
Em seguida aplicamos a técnica de formulários, com o auxílio da Ferramenta Google Forms, onde os respondentes puderam esclarecer informações para que pudéssemos constatar as características de cada concorrentes, sejam eles os guias de turismo independentes ou a agência que atua na cidade.
ANÁLISE DE CONCORRENTES
Para a pesquisa com o App utilizamos um procedimento diferente diante deste concorrente poder ser utilizado não só para a cidade de Piranhas – AL, alvo da pesquisa, mas também em muitas outras rotas de turismo.
De maneira geral foram identificados dez Apps em pesquisa no Google que tiveram maior relevância estabelecida pelo público. Em sua maioria, alimentados pelos próprios moradores da cidade ou visitantes que já estiveram nas principais rotas e pontos turísticos. Em seguida visualizou-se as melhores avaliações dos apps definidas pelos usuários, ao final, o app escolhido por obter a melhor avaliação do público foi utilizado pela equipe de pesquisadores, a fim de identificar suas principais características.
Lista de competidores:
Guias de Turismo
Agências de Turismo
APP de turismo
Guias de Turismo
Características – trabalham de forma independente, possuem formação básica com curso de curta duração,
Dificuldades – Não possuem apoio da gestão municipal. Tem suas atividades restritas pela influência de particulares que possuem o domínio das propriedades.
Possuem seu próprio sindicato, mas fazem poucas reuniões.
A concorrência entre os guias não se caracteriza por agressiva, mas também não existe traços de união da classe para a melhoria das condições que poderiam ser proporcionadas pelo poder público.
Oportunidades – tem a liberdade de promover seu próprio marketing pessoal, desenvolver suas próprias formas de atendimento e divulgação.
Agências de Turismo
Características – Existe apenas uma agência que realiza
os passeios.
As outras agências são somente operantes de Reservas de passeios, visitas à hidroelétrica e city tour.
Dificuldades – Monopolização do comércio turístico por particulares.
Preços tabelados que são fruto do monopólio, restringindo as oportunidades de concorrência e possível expansão.
Oportunidades – Intensificação da atividade turística por meio de novos projetos.
Estabelecimento de parcerias com operantes de reservas e guias.
Apps de Turismo
Características – Oferecem criação de roteiros com ferramentas para planejamento da viagem, filtros de preferências, a um deles (Visit a City) por tempo de permanência na cidade; exibem a avaliação de lugares com opiniões de outros turistas; apontam os lugares mais visitados; sugerem passeios, dicas e atividades.
Alguns oferecem ferramentas offline.
Dificuldades – Alguns dos aplicativos funcionam apenas como guias comerciais, com indicação de estabelecimentos e pontos turísticos/ de interesse, dificultando o processo decisório do usuário, não indicando sugestões de roteiro.
Oportunidades – Criação de parcerias locais, em especial dos pequenos empresários.
Melhorar a descrição das cidades e recomendações/cuidados para os visitantes. Alertar os cuidados nas trilhas, a temperatura, o que se deve levar e vestir, condições físicas e melhores horários para visitação, preparando melhor os turistas.
Poderia ter algum destaque para as opiniões e participação de moradores locais, com a divulgação de locais, atividades e recomendações. Dessa forma o turista teria mais de um ponto de vista para decidir melhor seu roteiro.
Os perfis analisados possuem algumas diferenças estruturais relativas ao formato e plataforma deles. As Agências possuem a facilidade de ter estrutura física, algumas com veículo próprio, criação de pacotes, possibilidade de parcerias com empresas locais e acesso a Guias especializados.
Guias de turismo atuam como prestadores de serviço para agência ou podem atuar independentemente, suas principais vantagens são a dedicação e cordialidade, especialização técnica e possibilidade de parcerias com empresas locais.
Aplicativos oferecem ótima receptividade, diversidade de roteiros, apesar de não oferecerem soluções personalizadas, nem terem possibilidade de fechar muitas parcerias, seu ponto forte é divulgação e difusão das ofertas.
Curva de valor Projetada
Matriz de Valor
ELIMINAR
Intermediários
Ponto de Apoio
ELEVAR
Interação com os locais
Personalização do serviço
Divulgação
Parcerias
REDUZIR
Custos Operacionais
CRIAR
Autonomia
Serviço de informações
Com o auxílio da ferramenta Business Model Canvas o grupo desenvolveu um estudo de viabilidade do projeto quanto as suas funcionalidades, organizadas em nove categorias tivemos:
Funcionalidades | Insumos do Projeto |
Parceiros-Chave | Turistas; Guias; Moradores |
Segmentos de Mercado | Turistas; Guias de Turismo Locais |
Atividades Chave | Fechamento de parcerias; Cadastramento de atrações; Cadastramento de Guias |
Recursos Chave | Sugestões baseadas em blogs; Guia Turístico; Aplicativo móvel; Cadastramento de Atrações; Busca por Região; Inscrição de Usuário; Tipos de Roteiros; Machina Learning; Divulgação de Guias; Interação virtual limitada com moradores; Perfil de Guias de Turismo; Reserva e contratação dos Guias; Turistas alimentam o sistema com informações; Guias especializados por atividade; Gamificação do perfil dos Guias. |
Proposta de Valor | Serviço de informações preventivas; Autonomia; Divulgação; Personalização do serviço; Interação com pessoal in loco |
Relação com o Cliente | Chat; FAQ |
Canais | Loja de apps; Redes Sociais |
Fontes de Renda | Anúncios de Parceiros (comerciantes das localidades); Marketplace |
PROPOSTA DE VALOR
Com a análise da curva de valor, da estratégia Oceano azul, nossa proposta é oferecer um aplicativo que atenda bem às necessidades de Receptividade, Guias especializados, Facilitar parcerias, Personalizar os serviços para cada perfil de turista, criar uma maior diversidade de roteiros ao alcance do público e ter níveis de divulgação e difusão do conteúdo altos, sem a necessidade de uma estrutura física.
Os atuais concorrentes não cobrem essas lacunas.
SOLUÇÃO PROPOSTA
Com a análise da curva de valor, da estratégia Oceano azul, nossa proposta é oferecer um aplicativo que atenda bem às necessidades de Receptividade, Guias especializados, Facilitar parcerias, Personalizar os serviços para cada perfil de turista, criar uma maior diversidade de roteiros ao alcance do público e ter níveis de divulgação e difusão do conteúdo altos, sem a necessidade de uma estrutura física.
Os atuais concorrentes não cobrem essas lacunas.
FLUXOGRAMA DE NAVEGAÇÃO

UI
PROTÓTIPO DE BAIXA FIDELIDADE
PROTÓTIPO DE ALTA FIDELIDADE
PROTÓTIPO NAVEGÁVEL
RESULTADO DO TESTE DE USABILIDADE
De modo a sistematizar os resultados vamos elencá-los numericamente de acordo com as perguntas do questionário em um primeiro momento, e na próxima seção a partir dos nossos objetivos.
1 – Os usuários visualizam e entendem a finalidade central do aplicativo?
Sim. De maneira geral os usuários puderam reconhecer o principal uso do aplicativo. Houveram algumas contribuições que permitiram os ajustes e melhoramento do aplicativo em relação ao sua compreensão.
Teve sua função reconhecida pela grande maioria dos usuários que testaram o protótipo do app.
2 – Os usuários conseguem visualizar de forma agradável o aplicativo, relacionado aos seus elementos como cores, informações enxutas e sem poluição visual?
Sim. A grande maioria dos usuários visualizarem de forma agradável o aplicativo. Houveram também neste segmento contribuições importantes como a sugestão de cores que destaquem um pouco mais certos pontos do aplicativo.
3 – Os usuários interpretam corretamente os recursos gráficos utilizados no sistema e os relacionam com sua realidade?
Tanto o emprego das fotos dos lugares para identificação dos pontos turísticos quanto os ícones relacionados a profissão dos guias de turismo tiveram reconhecimento satisfatórios pelos usuários.
4 – Os usuários conseguem tomar decisões assertivas no aplicativo (tem certeza das ações realizadas), as ações são de fácil percepção? O usuário consegue utilizar o aplicativo de forma flexível e razoavelmente personalizada?
Na grande maioria sim. Algumas observações foram relacionadas sobre a navegação que poderão ser melhor especificadas no uso do aplicativo em si. Apesar do protótipo ser de alta fidelidade algumas configurações seriam melhor utilizadas online. Como, por exemplo, haver considerável número de guias cadastrados.
Os usuários conseguiram usar o aplicativo razoavelmente, sendo sugeridas algumas melhorias que são relacionadas a possíveis intervenções antes pensadas pela equipe como o vínculo de propagandas de restaurantes ou casas de festas.
AVALIAÇÃO HEURÍSTICA
Durante o experimento, foram enviados em uma rede social aberta, para dois grupos de usuários: possíveis usuários turistas e possíveis usuários profissionais do turismo.
Eles tiveram uma semana para avaliar a navegação do aplicativo e, em uma escala likert, classificar suas observações que foram descritas anteriormente. Essas perguntas foram baseadas nas heurísticas propostas por Jakob Nielsen (1993) como princípio de usabilidade de sistemas de computadores.
Abaixo estão as avaliações classificadas de acordo como os princípios literalmente como propostos pelo autor.
Visibilidade do Estado do Sistema: Os usuários identificaram que a falta de notificações visíveis no protótipo pode causar problemas durante o uso do sistema. Apenas 25% dos entrevistados consideraram o sistema de notificações satisfatório.
Similaridade entre o sistema e o mundo real: cerca de 95% dos entrevistados consideram os ícones do protótipo como satisfatório, muito bom ou excelente, em sua similaridade com a realidade e a profissão de guia de turismo. O mesmo número considera satisfatória, muito boa e excelente a escolha das fotos utilizadas na interface como devidamente selecionadas para representar as funções às quais foram determinadas. Já 80% concordam que as funções são adequadas (satisfatório, muito bom e excelente) às atividades do guia de turismo.
Controle de liberdade do usuário: 40% dos usuários consideraram fraca ou moderada a percepção de criação de usuário no sistema, contrapondo os 60% que aprovaram. No resultado de busca do protótipo, 25% dos usuários consideram fraca ou moderada a forma como o sistema apresenta as informações.
Consistência e padrões: cerca de 40% dos usuários consideram a diferenciação cromática das áreas do aplicativo insatisfatória. Ainda assim, nenhum queixou-se de não haver padrão nas telas do sistema.
Prevenção de erros: Como o protótipo não foi finalizado antes do experimento, alguns usuários se perderam na navegação e outros não chegaram nem a visitar as telas do perfil do guia. Não foi possível avaliar a gestão desses erros por limitações do software.
Reconhecer ao invés de memorizar: Não houve nenhuma avaliação negativa nesse aspecto, todos os ícones foram avaliados como moderado, satisfatório, muito bom e excelente. Consideramos, pois, que são necessárias melhorias nos ícones por conta do número de avaliações moderadas.
