Lista de Verificação de Usabilidade para Smartphone e o Usuário Idoso

A Lista de Verificação de Usabilidade para Smartphone e o Usuário Idoso busca contemplar questões não encontradas em outras listas de verificação de usabilidade, mesmo existindo algumas dessas recomendações em heurísticas de usabilidade com enfoque no público idoso.


Esse checklist é composto por 43 questões divididas em 4 categorias: Facilidade de Leitura, Interação, Memória e Funcionalidades.
Cada questão tem 4 alternativas válidas que pontuam da seguinte forma:


– 3 pontos para Sim;
– 2 Pontos para Parcialmente;
– 1 Ponto para Não se Aplica; 
– 0 para Não.


A pontuação máxima é de 129 pontos, o que significa que o sistema está ADEQUADO ao uso por idosos.
Entre 64 e 65 pontos, a avaliação é REGULAR, o sistema é utilizável mas precisa de correções.
Abaixo de 64 pontos, o sistema é considerado INADEQUADO e possui problemas que podem dificultar o uso por idosos.

Ao avaliar os ítens, tente pensar como um idoso utilizaria o celular e as dificuldades que encontraria durante o uso
.

Abaixo de 64 pontos, o sistema possui problemas que podem dificultar o uso por idosos.

Ao avaliar os ítens, tente pensar como um idoso utilizaria o celular e as dificuldades que encontraria durante o uso
.

Ao final, você poderá ter acesso ao resultado do questionário compilado.

Obrigado pela participação na pesquisa! 

Marcos Souza Filho

Passo 1 de 6

16%
  • LUSUI

    Selecione o sistema móvel que está sendo analisado
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

    Convidamos o (a) Sr. (a) para participar como voluntário (a) da pesquisa “Eu apertei e acho que quebrou” Proposta de checklists de usabilidade aplicáveis a Smartphones para o uso de Idosos que está sob a responsabilidade do pesquisador Marcos Roberto Tenório de Souza Filho, Rua Bahia, 252, ap 303 – Divinópolis, Caruaru, Pernambuco. CEP 55101-350.Telefone para contato: (81) 9 9757 5397. E-mail: contato@marcostenorio.com, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Ferreira da Costa Campos, e-mail fc2005@gmail.com Telefone: 81 2126 8907.

    Todas as suas dúvidas podem ser esclarecidas com o responsável por esta pesquisa. Apenas quando todos os esclarecimentos forem dados e você concorde com a realização do estudo, pedimos que rubrique as folhas e assine ao final deste documento, que está em duas vias. Uma via lhe será entregue e a outra ficará com o pesquisador responsável.
    Você estará livre para decidir participar ou recusar-se. Caso não aceite participar, não haverá nenhum problema, desistir é um direito seu, bem como será possível retirar o consentimento em qualquer fase da pesquisa, também sem nenhuma penalidade.

    INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA:

    • O presente trabalho possui como objetivo contribuir para a criação de checklists (listas de verificação) que buscarão tornar os smartphones melhor utilizáveis por idosos.
    • Você concorda em fornecer respostas que serão analisadas pelos pesquisadores para melhoria da proposta de checklist.
    • A pesquisa acontecerá durante o primeiro semestre de 2019 e colherá informações através de uma plataforma virtual criada para esse fim.
    • Riscos dessa pesquisa: você poderá se sentir constrangido em responder algumas perguntas, para evitar isso, as perguntas mais pessoais acontecerão apenas em entrevistas individuais.
    • Benefícios dessa pesquisa: Essa pesquisa não oferece benefícios diretos. Indiretamente, pretendemos que os smartphones sejam melhorados para o uso por idosos.

    Todas as informações desta pesquisa serão confidenciais e serão divulgadas apenas em eventos ou publicações científicas, não havendo identificação dos voluntários, a não ser entre os responsáveis pelo estudo, sendo assegurado o sigilo sobre a sua participação. Os dados coletados nesta pesquisa através de gravações de vídeo e áudio durante as entrevistas, ficarão armazenados em computador pessoal, sob a responsabilidade do pesquisador, no endereço acima, pelo período de mínimo 5 anos.

    Nada lhe será pago e nem será cobrado para participar desta pesquisa, pois a aceitação é voluntária, mas fica também garantida a indenização em casos de danos, comprovadamente decorrentes da participação na pesquisa, conforme decisão judicial ou extrajudicial. Se houver necessidade, as despesas para a sua participação serão assumidas pelos pesquisadores (ressarcimento de transporte e alimentação).

    O (A) Sr (a) não será identificado em nenhuma publicação que possa resultar deste estudo. Este termo de consentimento encontra-se impresso em duas vias, sendo que uma cópia será arquivada pelo pesquisador responsável e a outra será fornecida a você.

    Em caso de dúvidas relacionadas aos aspectos éticos deste estudo, você poderá consultar o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UFPE no endereço: (Avenida da Engenharia s/n – 1º Andar, sala 4 - Cidade Universitária, Recife-PE, CEP: 50740-600, Tel.: (81) 2126.8588 – e-mail: cepccs@ufpe.br).