LUSUI LUSUI
  • About me
  • Portfolio
  • Research
    • Research Papers
    • Keynotes
    • LUSUI
  • Vídeos
  • Writing
  • Contact
  • About me
  • Portfolio
  • Research
    • Research Papers
    • Keynotes
    • LUSUI
  • Vídeos
  • Writing
  • Contact
  •  

LUSUI

Lista de Verificação de Usabilidade para Smartphone e o Usuário Idoso

A Lista de Verificação de Usabilidade para Smartphone e o Usuário Idoso busca contemplar questões não encontradas em outras listas de verificação de usabilidade, mesmo existindo algumas dessas recomendações em heurísticas de usabilidade com enfoque no público idoso.


Esse checklist é composto por 43 questões divididas em 4 categorias: Facilidade de Leitura, Interação, Memória e Funcionalidades.
Cada questão tem 4 alternativas válidas que pontuam da seguinte forma:


– 3 pontos para Sim;
– 2 Pontos para Parcialmente;
– 1 Ponto para Não se Aplica; 
– 0 para Não.


A pontuação máxima é de 129 pontos, o que significa que, atingindo de 86 a 129 pontos, o sistema está ADEQUADO ao uso por idosos.
Entre 44 e 85 pontos, a avaliação é REGULAR, o sistema é utilizável mas precisa de correções. 
Abaixo de 54 pontos, o sistema é considerado INADEQUADO e possui problemas que podem dificultar o uso por idosos. 

Ao avaliar os ítens, tente pensar como um idoso utilizaria o celular e as dificuldades que encontraria durante o uso
.

Ao final, você poderá ter acesso ao resultado do questionário compilado.

Obrigado pela participação na pesquisa! 

Marcos Souza Filho

Passo 1 de 6

16%
  • LUSUI

    Selecione o sistema móvel que está sendo analisado
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

    Convidamos o (a) Sr. (a) para participar como voluntário (a) da pesquisa “Eu apertei e acho que quebrou” Proposta de checklists de usabilidade aplicáveis a Smartphones para o uso de Idosos que está sob a responsabilidade do pesquisador Marcos Roberto Tenório de Souza Filho, Rua Bahia, 252, ap 303 – Divinópolis, Caruaru, Pernambuco. CEP 55101-350.Telefone para contato: (81) 9 9757 5397. E-mail: contato@marcostenorio.com, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Ferreira da Costa Campos, e-mail fc2005@gmail.com Telefone: 81 2126 8907.

    Todas as suas dúvidas podem ser esclarecidas com o responsável por esta pesquisa. Apenas quando todos os esclarecimentos forem dados e você concorde com a realização do estudo, pedimos que rubrique as folhas e assine ao final deste documento, que está em duas vias. Uma via lhe será entregue e a outra ficará com o pesquisador responsável.
    Você estará livre para decidir participar ou recusar-se. Caso não aceite participar, não haverá nenhum problema, desistir é um direito seu, bem como será possível retirar o consentimento em qualquer fase da pesquisa, também sem nenhuma penalidade.

    INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA:

    • O presente trabalho possui como objetivo contribuir para a criação de checklists (listas de verificação) que buscarão tornar os smartphones melhor utilizáveis por idosos.
    • Você concorda em fornecer respostas que serão analisadas pelos pesquisadores para melhoria da proposta de checklist.
    • A pesquisa acontecerá durante o primeiro semestre de 2019 e colherá informações através de uma plataforma virtual criada para esse fim.
    • Riscos dessa pesquisa: você poderá se sentir constrangido em responder algumas perguntas, para evitar isso, as perguntas mais pessoais acontecerão apenas em entrevistas individuais.
    • Benefícios dessa pesquisa: Essa pesquisa não oferece benefícios diretos. Indiretamente, pretendemos que os smartphones sejam melhorados para o uso por idosos.

    Todas as informações desta pesquisa serão confidenciais e serão divulgadas apenas em eventos ou publicações científicas, não havendo identificação dos voluntários, a não ser entre os responsáveis pelo estudo, sendo assegurado o sigilo sobre a sua participação. Os dados coletados nesta pesquisa através de gravações de vídeo e áudio durante as entrevistas, ficarão armazenados em computador pessoal, sob a responsabilidade do pesquisador, no endereço acima, pelo período de mínimo 5 anos.

    Nada lhe será pago e nem será cobrado para participar desta pesquisa, pois a aceitação é voluntária, mas fica também garantida a indenização em casos de danos, comprovadamente decorrentes da participação na pesquisa, conforme decisão judicial ou extrajudicial. Se houver necessidade, as despesas para a sua participação serão assumidas pelos pesquisadores (ressarcimento de transporte e alimentação).

    O (A) Sr (a) não será identificado em nenhuma publicação que possa resultar deste estudo. Este termo de consentimento encontra-se impresso em duas vias, sendo que uma cópia será arquivada pelo pesquisador responsável e a outra será fornecida a você.

    Em caso de dúvidas relacionadas aos aspectos éticos deste estudo, você poderá consultar o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UFPE no endereço: (Avenida da Engenharia s/n – 1º Andar, sala 4 - Cidade Universitária, Recife-PE, CEP: 50740-600, Tel.: (81) 2126.8588 – e-mail: cepccs@ufpe.br).
Salvar e continuar mais tarde
  • a) Facilidade de Leitura

    Trata de questões relativas ao sistema sensorial visual e à visibilidade e legibilidade dos elementos da interface (botões, texto, atalhos, links).

    Selecione, abaixo as respostas que mais se adequam ao perfil do sistema que você está analisando
    O sistema deve possibilitar a configuração de contraste entre os itens e o fundo da tela;
    Possibilitar ao usuário, de forma simplificada, a configuração de opções de acessibilidade;
    Garantir que os botões e áreas clicáveis estejam a uma distância segura para evitar problemas com toque;
    Por ter características de um ambiente cultural diferente do tecnológico, é necessário que os elementos visuais se comuniquem corretamente com o usuário;
    Usuários idosos podem enfrentar problemas de leitura por conta de problemas de visão, os textos devem ter fontes com tamanhos maiores;
    Por ter características de um ambiente cultural diferente do tecnológico, é necessário que os elementos textuais também se comuniquem corretamente com o usuário;
    O usuário pode se perder na navegação, evitar o excesso de elementos visuais na interface;
    Idosos podem ter mais dificuldade em aprender novas tecnologias e formas de interagir com objetos, é necessário que o sistema ofereça personalização de acordo com o usuário;
    Por conta da dificuldade em ler, alguns idosos evitam leitura no smartphone, possibilitar que os conteúdos textuais possam ser lidos por leitores de tela.
    Considerar a possibilidade de daltonismo entre os usuários e evitar a distinção de elementos apenas por cor.
    Por conta da falta de apoio de outras pessoas experientes na operação do sistema, muitos idosos, não conhecem as opções de acessibilidade.
    Além dos problemas de visão, os idosos possuem dificuldade em perceber onde estão tocando, é necessário que haja área livre entre os itens para facilitar o clique nos botões e links.
    A utilização de animações pode confundir o usuário idoso e também tornar-se uma distração, evite a utilização desses recursos.
  • (Máximo: 39 pontos)
  • O que você achou dessas questões dessa categoria? Falta alguma questão a ser abordada? Pode escrever a vontade.
Salvar e continuar mais tarde
  • B) Interação

    Trata da forma como o usuário navega pelo sistema, formas de tocar, movimentos de dedos para determinadas ações, respostas do sistema aos comados.
    O sistema deve responder bem aos comandos, evitando a necessidade de ajuda para repetir os comandos mais usuais;
    O idoso possui dificuldade no sistema háptico e pode ter problemas com a interação em telas sensíveis ao toque, é importante melhorar a resposta do sistema aos comandos, ou simplificá-los;
    O usuário sabe que executou determinada ação? Sugere-se a resposta por meio avisos sonoros, vibração ou alertas visuais sobre que ação está sendo executada;
    Por possuir limitações em alguns movimentos, os idosos podem enfrentar problemas para desenvolver alguns gestos. Simplifica-los pode resolver isso;
    Ao invés de utilizar o teclado nativo, oferecer atalho para palavras mais usuais que possam facilitar a escrita de mensagens;
    Os idosos aprendem uma função por vez e executar muitas etapas pode tornar-se uma tarefa complicada, oferecer os próximos passos de forma intuitiva, pode resolver isso;
    Alguns idosos podem apresentar dificuldade no sistema auditivo e distinguir sons complexos e em volume baixo não é tão simples para eles. Sugere-se utilizar sons simples e com volume mais alto;
    O sistema oferece informações objetivas sobre as funções que irá executar (fotografar, enviar e-mail, telefonar, etc.);
    Os elementos persistem no mesmo formato e cor em todas os momentos em que são apresentados;
    Buscar posicionar ícones e botões de ação em locais que fácil acesso, próximo ao local natural de posicionamento dos dedos durante o manuseio do smartphone;
    Informar ao usuário em que lugar ele está (configuração, câmera, mensagens, etc.).
    Por enfrentarem problemas nos sistemas tátil, visual e sonoro, os idosos podem encontrar dificuldades em perceber as notificações e feedbacks, é importante possibilitar alternativas.
    Há dificuldades em tocas áreas limitadas da tela, além de os idosos poderem não perceber a existência dos menus.
    Oferecer todas as informações de uso na mesma tela, sem a necessidade de rolar a tela pois há dificuldade de memorizar o percurso de navegação.
  • (Máximo: 42 pontos)
  • O que você achou dessas questões dessa categoria? Falta alguma questão a ser abordada? Pode escrever a vontade.
Salvar e continuar mais tarde
  • C) Memória

    com o avanço da idade é perceptível que a memória é afetada, para isso é necessário que os sistemas sejam pensados de forma que não exijam tanto esforço do usuário idoso em lembrar de detalhes.
    Desde o preenchimento de formulários, até etapas de configuração, podem ser interrompidas pela necessidade de executar outra tarefa além do smartphone. Informar ao usuário onde ele parou e o que ele precisa fazer para continuar.
    Possibilitar a gravação do estado da atividade para que possa ser recuperado caso haja interrupção por outras ações do sistema ou fora do smartphone;
    Muitas vezes o usuário pode tocar em áreas que não são exatamente o que ele gostaria, ou até podem executar ações sem saber para que servem. Permitir que eles as desfaçam.
    Agrupar na tela funções que executem tarefas próximas como fotografar e editar foto, navegar na internet e enviar e-mail;
    Evite que o usuário precise procurar pelas funções como ligações, mensagens, desligar o telefone, abrir a câmera, entre outras, torna-las disponíveis com poucos toques ou movimentos;
    O usuário, principalmente o idoso, possui experiências e vivências muito importantes que podem influenciar na forma como utilizam os artefatos;
    O usuário pode perder-se durante a execução de atividades, limite o número de ações executadas no sistema a uma por vez;
  • (Máximo: 21 pontos)
  • O que você achou dessas questões dessa categoria? Falta alguma questão a ser abordada? Pode escrever a vontade.
Salvar e continuar mais tarde
  • D) Funcionalidades

    O sistema precisa oferecer resoluções para situações causadas por ele ou pelo usuário, prevenir erros, reconhecer comandos e oferecer ajuda ao usuário em qualquer etapa de utilização.
    Por conta de o teclado ter tamanho reduzido, alguns problemas podem aparecer na utilização do smartphone, possibilitar a ativação do recurso de reconhecimento de voz, além de auxiliar nas tarefas, pode ser utilizado para ditar textos que serão enviados em mensagens;
    alguns idosos optam por morar sozinhos, mas precisam de auxílio de alguém em emergências como quedas ou outros acidentes, é primordial possibilitar a configuração de atalhos para envio de mensagens de socorro ou ligação de emergência de forma simples e rápida;
    Os erros nos sistemas causados pelos usuários podem ocasionar no abandono do smartphone pela frustração causada a ele, é necessário buscar formas de prevenir tais erros;
    Evitar erros é muito importante, mas eles podem acontecer, assim, é importante que o sistema informe corretamente o que aconteceu e como proceder para corrigir o erro;
    Manter dados informativos sobre bateria, sinal de wi-fi, sinal de celular e sobre o funcionamento do sistema sempre à vista do usuário
    O sistema deve ser desenvolvido de forma que não necessite de ajuda, mas é importante disponibilizar ajuda rápida para a ação que está sendo executada, no momento da execução;
    Além da ajuda imediata, é necessário criar documentação de ajuda que possa ser consultada de forma mais aprofundada;
    O usuário deve sentir que está no controle do sistema e não o contrário;
    São de grande importância para os usuários, trate a segurança como prioridade.
  • (Máximo: 27 pontos)
  • O que você achou dessas questões dessa categoria? Falta alguma questão a ser abordada? Pode escrever a vontade.
Salvar e continuar mais tarde
  • A pontuação máxima é de 129 pontos, se a pontuação estiver entre 86 e 129 pontos, significa que o sistema está ADEQUADO ao uso por idosos e possui boa usabilidade.

    Entre 44 e 85 pontos, a avaliação é RAZOÁVEL, o sistema é utilizável mas precisa de correções.

    Abaixo de 54 pontos, a usabilidade é considerada INSATISFATÓRIA, o sistema possui problemas que podem dificultar o uso por idosos.

  • Se sua pontuação for até 19, está abaixo da média.
    A partir de 20 pontos, a usabilidade pode ser considerada satisfatória.

  • Se sua pontuação for até 20, está abaixo da média.
    A partir de 22 pontos, a usabilidade pode ser considerada satisfatória.

  • Se sua pontuação for até 10, está abaixo da média.
    A partir de 12 pontos, a usabilidade pode ser considerada satisfatória.

  • Se sua pontuação for até 13, está abaixo da média.
    A partir de 14 pontos, a usabilidade pode ser considerada satisfatória.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Salvar e continuar mais tarde

Último Vídeo

  • Quer ser Designer Editorial? Eu te ensino como começar! Isto é Design
  • Devo refazer um site ou app do por completo? Ou por etapas? - Isto é Design
  • Quer saber como trabalhar como UX? Conheça os perfis de profissionais da área.
  • Entenda qual a diferença entre UX e UI
  • Acabe com o bloqueio criativo com essas dicas!
  • Quer ser um bom profissional de Design? Se liga nas dicas! Isto é design!
  • Por que o Minimalismo está dominando a estética do design? Isto é Design!
  • O que são cores aditivas e cores subtrativas? Isto é Design!
  • As cores têm significado e influenciam no seu projeto! Isto é Design!
  • Isto é Design! As cores têm significado e influenciam no seu projeto!
  • Isto é Design! Você sabe o que são cores aditivas e cores subtrativas?
  • Qual a minha área preferida do Design?

Listen on Apple Podcasts

Últimos Textos

Novos Samsung Galaxy S23: A fotografia em novo patamar
3 de fevereiro de 2023
Novos Samsung Galaxy S23: A fotografia em novo patamar
A bola da vez do Design: UX
19 de janeiro de 2023
A bola da vez do Design: UX
Tendências: de onde vem e para que servem no design?
29 de dezembro de 2022
Tendências: de onde vem e para que servem no design?

Tag Cloud

Artigos Clipping Lifestyle Site RG Technology Travel

Social

Marcos Tenório

I Design